FE Edmundo Navarro de Andrade
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
292
Espécies com foto:
281
Espécies com som:
164
Total de registros:
3364
Total de fotos:
3020
Total de sons:
344

primeiros registros fotográficos

anhuma
Carlos Gussoni
gavião-de-rabo-branco
Nilson Marçal
mariquita-amarela
Dú Nyari
mocho-dos-banhados
Alexandre Correia
gaturamo-bandeira
Carlos Gussoni

primeiros registros sonoros

guaracava-grande Novo!
Celso Modesto Jr.
alma-de-gato Novo!
Celso Modesto Jr.
sabiá-barranco Novo!
Celso Modesto Jr.
gaturamo-verdadeiro Novo!
Celso Modesto Jr.
andorinha-grande
Carlos Gussoni
Áreas de Observação

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade

Trata-se de unidade de conservação com área de 2.230,53 hectares, situada integralmente no município de Rio Claro, Estado de São Paulo, que nasceu como Horto Florestal em 1.909 e foi transformada em Floresta Estadual (FLOE) em junho de 2002 através do Decreto 46.819/2002. É a única Floresta Estadual não administrada pelo Instituto Florestal e sim pela Fundação Florestal, o que, embora já tenha ocorrido a transformação em FLOE, sugere ainda existir algum impasse sobre a categoria à qual a UC pertenceria. O plano de manejo da UC, examinado no tópico a seguir, reforça essa sugestão.

História

No final do século XIX, havia uma escassez de matéria-prima para manutenção e construção de ferrovias. Com o intuito de suprir a demanda de madeira para dormentes e carvão, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, criou Hortos Florestais, entre eles, o Horto Florestal Edmundo Navarro de Andrade, na cidade de Rio Claro, em homenagem a Edmundo Navarro de Andrade que, em 1914, trouxe da Austrália 144 espécies de eucalipto.

O Horto Florestal de Rio Claro, foi criado em 1909. Andrade teve sua residência no Horto, fazendo do local centro de diversas pesquisas sobre o eucalipto, onde foram arquivados os resultados de seus trabalhos, dando origem ao Museu do Eucalipto em 1916.

Segundo texto publicado pela Fundação Florestal sobre o plano de manejo da UC, “A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade advém do Horto Florestal Navarro de Andrade, unidade de produção criada em 1909, pela antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que posteriormente foi transformada na FEPASA. Na atualidade, o primeiro instrumento de planejamento foi criado em 1985, por uma equipe multidisciplinar que elaborou o “Plano Básico de Manejo Florestal”, documento que dividia o Horto Florestal Navarro de Andrade em três setores com manejos diferenciados, quais sejam: Setor de preservação permanente; Setor de produção controlada e Área de interface urbana. O setor de preservação permanente contemplava o arboreto, museu, edificações antigas, espécies de eucaliptos de interesse genético, talhões antigos e mata natural com essências nativas, tendo sido estabelecidos como critérios dominantes de manejo, os aspectos científicos ecológicos e culturais. A partir da Resolução SMA 87 de 1.998, o Horto Florestal “Navarro de Andrade”, passou a compor patrimônio administrado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A partir desta transferência da administração convertendo-o em uma Unidade de Conservação Estadual, um outro plano de manejo começou a ser concebido para a área. De acordo com Oliveira et al. (2.000) a equipe então responsável pela elaboração do Plano de Manejo deliberou que atitudes mais conservacionistas direcionassem o novo estudo. Para tal proposta, a equipe de trabalho respaldou-se em três etapas fundamentais: • Inventário cartográfico e levantamento bibliográfico de documentos histórico-administrativos, principalmente a partir do plano de manejo de 1985; • Diagnóstico de atributos do meio físico, através de trabalhos de campo e produção cartográfica, visando aferir: a caracterização morfológica de superfície, declividade do terreno, tipos de solo, conformação espacial da largura das áreas de leito inundável (visando prescrever a faixa de preservação prevista pelo Código Florestal). Os levantamentos do meio biótico buscaram indicar a situação silvicultural dos reflorestamentos, a densidade florestal do sub-bosque no interior dos talhões, o estado sussecional das comunidades da regeneração natural, dentre inúmeros outros aspectos. • Prognóstico da viabilidade ambiental e econômica de usos que proporcionem a autosustentabilidade da unidade.

Considerando a imprescindível manutenção da integridade física do imóvel, a necessidade de manejo adequado do recurso florestal, a conservação dos bens imóveis e a preservação do caráter ambiental, de lazer, a partir da valorização do potencial turístico da unidade, foram estabelecidas na ocasião três categorias: Preservação Permanente, Manejo Sustentado e Uso Público. A proposta preliminar de plano de manejo descrita acima foi feita sem que se tivesse a definição do grupo e categoria ao qual a unidade de Conservação pertenceria. Em junho de 2002 através do Decreto no. 46.819/2002 o Horto foi convertido à categoria de Floresta Estadual, num processo que contou inclusive com audiência pública.”

Infra-estrutura

A FEENA possui um centro de visitantes com distribuição de folders, biblioteca, exibição de filmes educativos, além de contar com um museu que expõe animais da fauna local empalhados, cuja visitação pode ser feita todos os dias das 13:30 - 17:00h com agendamento prévio e aos finais de semana as visitas são livres. Há também o Museu do Eucalipto, fundado em 1916, que reúne o resultado de 39 anos de pesquisas de Edmundo Navarro de Andrade, fundador do então chamado Horto Florestal. A lanchonete funciona às sextas-feiras das 17h00m às 22h00m e, sábados e domingos, das 10h00m às 22h00m. O acesso à FEENA é feito pela portaria localizada na Avenida Dois nº 572, Vila do Horto Florestal, Rio Claro SP. Telefone (19) 35-25-7036 – Email: feenarioclaro@fflorestalsp.gov.br

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências

FUNDAÇÃO FLORESTAL

http://fflorestal.sp.gov.br/files/2012/01/Vol.I%20-%2001.%20Historico%20do%20planejamento%20e%20gestao.PDF

http://fflorestal.sp.gov.br/unidades-de-conservacao/floresta-estadual/florestas-estaduais/

INSTITUTO FLORESTAL

http://www.iflorestal.sp.gov.br/areas_protegidas/index.asp

VISITE RIO CLARO

http://www.visiterioclaro.com.br/interna.php?idm=10&coract=1&matt=30